Entre as dez metas globais estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está a prevenção e a redução da incidência de doenças cardíacas, como, por exemplo, a insuficiência cardíaca. Inegavelmente, o primeiro passo para cumprir essa meta é informando a população sobre o tema.
Por isso, preparei esse texto sobre o assunto. Você conhece essa cardiopatia? Sabe quais são os sintomas? Então, continue a leitura para encontrar a resposta a essas perguntas.
Insuficiência cardíaca
É um distúrbio que se caracteriza pela incapacidade do coração em suprir as necessidades do corpo. Em suma, essa dificuldade ocorre em função da redução do fluxo sanguíneo e do refluxo do sangue nas veias e nos pulmões causados pelo problema.
A insuficiência cardíaca pode ser sistólica ou diastólica. A sistólica ocorre quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar corretamente o sangue para fora do coração.
Por outro lado, o tipo diastólica acontece quando há uma rigidez nos músculos do coração, impedindo que se encham de sangue.
Esse distúrbio pode surgir em qualquer fase da vida, desde crianças pequenas até os idosos. No entanto, na maioria dos casos, os afetados são pessoas com a idade avançada. Isso porque elas estão mais predispostas a desenvolver uma doença cardíaca que provoque a insuficiência.
O número de casos têm crescido a cada ano e a justificativa talvez esteja no fato de que as pessoas estão vivendo cada vez mais e de que a quantidade de indivíduos acometidos por fatores de risco para doenças cardíacas também têm aumentado.
Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?
Os sintomas costumam ser mais perceptíveis à medida que o problema evolui. Em casos mais raros, esses sinais podem aparecer de forma repentina, logo após um ataque cardíaco ou algum outro problema de coração. Os principais sintomas são:
- Falta de ar durante uma atividade física;
- Tosse;
- Inchaço nos pés, tornozelos e abdômen;
- Ganho de peso;
- Pulso irregular;
- Palpitações;
- Distúrbios do sono;
- Fadiga;
- Desmaios;
- Falta de apetite e de concentração;
- Vontade de urinar durante a noite;
- Náuseas e vômitos.
Quais são as causas?
A insuficiência cardíaca acontece após repetidas ocorrências de agressões ao coração. Essas agressões são causados por fatores de riscos cardiovasculares, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo e doença arterial coronariana.
Outras causas possíveis para o distúrbio são a inflamação do músculo cardíaco, uso contínuo de alguns medicamentos, consumo excessivo de álcool, valvulopatias, problemas que afetam o ritmo cardíaco, herança genética ou condições que deixam o coração mais rígido.
Como é o tratamento da insuficiência cardíaca?
O tratamento irá variar de acordo com a causa, o tipo do problema, os sintomas que o paciente apresenta e o estágio em que a doença se encontra. Para o sucesso do tratamento, o indivíduo precisará mudar o seu estilo de vida.
Para isso, será preciso manter sua forma física, perder peso, evitar fumar, não consumir álcool de forma excessiva e evitar o consumo de sal.
A causa da insuficiência também pode ser tratada por meio de cirurgias ou pelo uso de medicamentos. Em situações mais extremas, o transplante de coração passa a ser a única forma de tratamento do paciente.
Entendeu o que é insuficiência cardíaca? Então, procure manter um estilo de vida saudável e tenha o hábito de realizar checks-ups periódicos, pois eles podem salvar sua vida. Quer saber mais? Clique no banner!