adobestock-328914330-1-300x200

Fisioterapia para idosos: objetivos e benefícios

Envelhecer é um processo natural da vida, e poder atingir essa fase com qualidade e autonomia é ótimo, pois nos traz um sentimento de satisfação e bem-estar. Porém, nem sempre conseguimos chegar tão longe com uma boa saúde do corpo. Deste modo, temos de enfrentar algumas dificuldades impostas pelo tempo. A boa notícia é que existem instrumentos e exercícios capazes de auxiliar-nos, proporcionando uma qualidade de vida melhor e garantindo autonomia e confiança.

Para saber mais sobre este assunto e conhecer melhor essa prática, continue a leitura desse artigo e descubra os benefícios da fisioterapia para idosos, tão importante nessa fase da vida.

Objetivos da Fisioterapia para idosos

Essa prática visa aumentar a qualidade de vida das pessoas que chegam na terceira idade, e quando eu falo em qualidade de vida, quero dizer, especificamente, independência e funcionalidade para fazer atividades diárias.

Com a diminuição dessas funcionalidades, como a mobilidade, por exemplo, definida como a capacidade de deslocamento de um indivíduo pelo ambiente, a fisioterapia para idosos, ou fisioterapia geriátrica, se faz necessária, pois com ela, essa autonomia será possível, fortalecendo os músculos, melhorando sua postura e diminuindo dores e incômodos pelo corpo.

E dificuldades antes enfrentadas, por exemplo, a execução de pequenas atividades básicas diárias, com: higiene pessoal, vestuário, pentear o cabelo, alimentação, calçar os sapatos, deslocamentos por pequenas distâncias… não será mais uma tarefa penosa.

Vantagens da fisioterapia para idosos

1- Melhora no equilíbrio

Infelizmente, com o passar dos anos, muita coisa que antes era natural e imperceptível no dia a dia, passa a nos fazer falta devido ao processo natural de envelhecimento. A perda de equilíbrio é uma dessas coisas, e para restabelecê-la, a fisioterapia é fundamental. Com o auxílio de exercícios direcionados para o equilíbrio e coordenação, atividades simples, como: segurar um talher, andar pela casa, ou enfrentar pequenos obstáculos pelo caminho,

tornam-se menos difíceis, e até completamente superadas, trazendo assim, uma maior autonomia e satisfação pessoal.

2- Recuperação da flexibilidade

Outra questão que também faz parte do processo de envelhecimento é a perda da flexibilidade. Com o passar do tempo, podemos perdê-la por diversos motivos, por exemplo: idade e desuso de músculos. Uma prática diária de exercícios e alongamentos promovidos pela fisioterapia para idosos vai ajudar muito na melhora da flexibilidade do corpo, e outras questões como dores musculares.

3- Auxílio na coordenação

Exercícios coordenados de braços e pernas, mãos e pés fornecidos pela fisioterapia é muito importante para auxiliar na melhora da coordenação. Passeios em diferentes terrenos, trabalhos e brincadeiras artesanais, são exemplos de atividades para coordenação. Recuperar movimentos e habilidades perdidas, não ajuda somente na saúde do idoso, mas também em sua autoestima.

4- Fortalecimento muscular

Fraqueza muscular é comum e normal em pessoas com mais de 60 anos. Após os 35 anos, já começamos a perder massa muscular. No entanto, com atividades fisioterapêuticas e hábitos alimentares saudáveis, principalmente na “melhor idade”, é possível manter as forças dos músculos. O fortalecimento muscular é muito importante e interfere diretamente em outras áreas abordadas por aqui, como equilíbrio, coordenação e mobilidade.

5- Redução de dores

A fisioterapia para idosos é uma grande aliada para combater, amenizar e até acabar com dores que reduzem sua mobilidade e amplitude de movimentos. Além de uma excelente alternativa a medicamentos e seu uso crônico (anti-inflamatórios e analgésicos), o que pode levar a outros problemas de saúde. Com técnicas precisas, podemos observar a melhora de movimentos, redução de quadros inflamatórios, prevenção e tratamento de deformidades e garantia de execução de atividades básicas diárias.

Por fim, espero que este texto tenha lhe trazido algum conhecimento útil sobre os benefícios da fisioterapia para idosos e suas vantagens para melhorar sua qualidade de vida. Quer saber mais? Clique no banner!

Cardiologista​ em Belém

O que deseja encontrar?

Compartilhe