Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A melhor forma de evitar essas doenças é mantendo uma rotina de consultas regulares ao cardiologista.
Quer saber por quê? Então, leia esse artigo. Nele, você irá conhecer o papel desse profissional na prevenção dessas doenças e entender a sua importância.
Qual o papel de um cardiologista?
A cardiologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar todas as doenças relacionadas ao coração e aos grandes vasos. Dentro dessa especialidade está a cirurgia cardíaca.
O cirurgião cardíaco é o profissional que atua nos tratamentos das cardiopatias. Não há uma idade específica para se consultar com o cardiologista. Isso porque pessoas de qualquer idade estão sujeitas a algum tipo de problema no coração.
Apesar disso, a rotina de check-up cardíaco é recomendada a partir dos 45 anos. Essa indicação pode ser antecipada se a pessoa se enquadrar em um dos fatores de risco para doenças do coração.
Os principais fatores de risco são:
- histórico familiar de problemas cardíacos;
- diabetes;
- hipertensão;
- infarto;
- tabagismo;
- sedentarismo;
- má alimentação.
Quando procurar esse profissional?
A consulta regular com o especialista em cardiologia é recomendada a partir dos 45 anos, pois é o período em que estamos mais predispostos a problemas cardíacos.
Quando ele não é procurado para a prevenção de doenças, a consulta deve ocorrer na presença dos seguintes sintomas:
- Cansaço excessivo;
- Suor frio;
- Enjoo ou perda de apetite;
- Descompasso ou irregularidade dos batimentos cardíacos;
- Falta de ar em repouso ou mediante esforço;
- Dor no peito;
- Tosse seca e persistente;
- Coloração azulada na ponta dos dedos;
- Tonturas ou desmaios frequentes;
- Palpitações ou taquicardia;
- Inchaço nas pernas.
Na ocorrência de qualquer um desses sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente. Isso porque são grandes as chances de se tratar de uma cardiopatia.
O que o cardiologista está habilitado a fazer?
O cardiologista é o especialista do sistema circulatório e pode atuar no diagnóstico de doenças, na prescrição de tratamentos, realização de exames físicos e clínicos, além de poder aconselhar o paciente. Além disso, ele também consegue interpretar os resultados de exames laboratoriais.
No que diz respeito ao diagnóstico, ele está apto a realizar os exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico e ressonância magnética. Além disso, ele pode prescrever exames mais específicos, tais como, CK-MB, Troponina e mioglobina.
Além disso, esse profissional consegue diagnosticar doenças até mesmo antes do nascimento de um bebê. Através do exame ecofetal é possível perceber cardiopatias graves. Assim, o tratamento pode ser realizado ainda no útero ou nos primeiros dias de vida.
Por outro lado, o cirurgião cardíaco está habilitado a realizar diversos tipos de procedimentos, tais como ponte de safena, correção de doenças valvares e da artéria aorta, transplante do coração, implante de marcapasso cardíaco, correção de cardiopatias congênitas, entre outros.
Então, conseguiu entender a importância de fazer visitas regulares ao cardiologista? Você também pode procurá-lo quando houver alguma dúvida sobre assuntos que envolvem o funcionamento do coração.
Quer saber mais? Clique no banner!