Com uma rotina cada vez mais acelerada e repleta de compromissos, acabamos deixando de lado os cuidados com a saúde. Porém, a realização de um check-up periódico pode fazer a diferença, pois, por meio dele, é possível se prevenir e diagnosticar precocemente as doenças.
Você tem o hábito de fazer esses exames preventivos? Ainda não? Então, continue a leitura deste texto para saber porque você deve começar a fazê-los.
O que é um check-up?
É o termo utilizado para a realização periódica de diversos tipos de exames clínicos, de imagem e laboratoriais que têm por objetivo avaliar a saúde do indivíduo e permitir que as doenças sejam percebidas antes que provoquem algum tipo de prejuízo à vida dele.
Talvez você não saiba, mas, quando estava no ventre da sua mãe, você já realizou um check-up. O exame pré-natal é realizado para que se conheçam as condições de saúde do bebê, antes do seu nascimento.
Esse acompanhamento costuma continuar durante nosso crescimento, com visitas periódicas ao pediatra e a outros especialistas. Porém, conforme envelhecemos e chegamos à vida adulta, tendemos a abandonar essas práticas e ficarmos mais displicentes com nossa saúde.
Quais são os exames realizados?
Os exames são realizados para o que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, a presença de alguma anomalia física e a acuidade visual. Geralmente, os exames realizados ou pedidos, conforme a necessidade, idade e histórico do paciente, são:
- Medição da pressão arterial: esse é o exame mais comum e começa a ser realizado a partir dos 18 anos. Através do acompanhamento da pressão arterial é possível diagnosticar a presença da hipertensão;
- Hemograma completo: é o tradicional exame de sangue que permite ao médico avaliar o colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas do indivíduo. Através dessa análise verifica-se o estado sanguíneo e o funcionamento do sistema imune;
- Eletrocardiograma e teste ergométrico: Costumam ser solicitados após os 20 anos sendo fundamentais para conhecer as condições cardiovasculares do paciente;
- Ecocardiograma: Um dos principais procedimentos para avaliar a saúde e o bom funcionamento do coração. Só é realizado a partir dos 40 anos;
- Checagem de vitaminas e nutrientes;
- Exame de urina;
- Exame de fezes.
Quando preciso começar a fazer um check-up?
A frequência desses exames é decidida pelo médico e pode variar segundo o histórico de doenças do paciente e a sua predisposição para adquirir outras patologias. Normalmente, eles precisam começar a ser realizados no início da vida adulta.
Quando saudáveis, os adultos precisam repetir a avaliação a cada dois anos. Caso existe alguma doença crônica, como a hipertensão ou o diabetes, a frequência passa para a cada seis meses. Se o paciente possuir algum fator de risco, a periodicidade é de um ano.
Quais são os benefícios do check-up?
São diversos os benefícios promovidos pela realização periódica de um check-up completo. Dentre os principais estão:
- Identificar precocemente as doenças silenciosas, tais como, diabetes e câncer;
- Avaliar a saúde do coração e a presença de doenças cardiovasculares;
- Saber se nossos olhos estão saudáveis;
- Prevenção de problemas de saúde;
- Desenvolver um histórico médico.
Por isso, é imprescindível que, caso não tenha realizado, você realize o seu check-up quanto antes. Assim, você conhecerá o seu estado de saúde e pode viver uma vida tranquila. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre clínica geral e promoção geral de saúde.