As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. A preocupação com essas patologias é tão grande que foi celebrado o Plano de Ação para Eliminar Ácidos Graxos Trans da Produção Industrial 2020-2025 entre os países das Américas.
Esse pacto tem por objetivo reduzir a incidência desse problema na população desses países. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre as doenças cardiovasculares mais comuns.
Principais doenças cardiovasculares
1- Hipertensão
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença muito comum entre os brasileiros. Ela se caracteriza pela elevação da pressão arterial. Quando não tratada, pode causar lesões no coração, no cérebro, nos rins e até na retina.
Em situações mais agudas, a hipertensão também pode ser a causa de cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca e renal, AVC, demência e aneurisma. Porém, é uma patologia de fácil controle, exigindo apenas que o paciente faça a ingestão correta dos medicamentos.
2- Aneurisma da aorta abdominal
Os aneurismas da aorta abdominal são dilatações que ocorrem na parede da aorta. Essa patologia acomete, principalmente, os homens com idade entre 50 a 80 anos.
Geralmente, apenas os aneurismas com mais de 5 cm de extensão costumam se romper. Quando o aneurisma se rompe, pode provocar uma dor intensa, hipertensão arterial e até morte.
O tratamento pode ser realizado com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, redução da taxa de colesterol e mudanças no estilo de vida do paciente.
3- Arritmia
A arritmia é a alteração no ritmo do batimento cardíaco que dá a impressão de que o coração deixou de bater por alguns segundos. Porém, só é considerada algo grave quando acontece continuamente.
Os principais fatores de risco para arritmia são ingestão excessiva de cafeína, o tabagismo, consumo abusivo de álcool e de drogas estimulantes. Geralmente, esse distúrbio cardíaco desaparece espontaneamente ou quando o paciente se afasta dos fatores desencadeantes.
4- Infarto agudo do miocárdio
O infarto agudo do miocárdio é um distúrbio que ocorre quando o fluxo sanguíneo é interrompido por um longo período e não chega ao músculo do coração (miocárdio). Em resumo, falta de sangue faz com que o miocárdio fique danificado ou necrose, provocando um ataque cardíaco.
A principal causa de bloqueio das artérias é a doença arterial coronariana que ocorre em função da formação de aterosclerose, provocando o estreitamento e a obstrução das artérias.
Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo. Como resultado, ocorre o infarto agudo do miocárdio.
Existem alguns fatores de risco que potencializam as chances de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco. São elas: idade elevada, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo e uso de drogas estimulantes.
5- Doença vascular periférica
A doença vascular periférica (DVP) é o estreitamento ou obstrução dos vasos que transportam sangue para as artérias. Na maioria dos casos, a DVP é causada pela formação de placas de gordura, conhecida como aterosclerose.
Os sintomas mais comuns são queimação e dor nos músculos da perna, principalmente, durante a caminhada. Nos casos mais graves, essa doença cardiovascular pode provocar úlceras nos pés e gangrena.
O tratamento começa pela mudança de hábitos do paciente. Caso não apresente o resultado desejado, pode ser preciso fazer a abordagem endovascular ou uma endarterectomia, um tipo de cirurgia para limpeza do interior da artéria.
6- Acidente vascular cerebral (AVC)
O AVC é uma das doenças cardiovasculares mais perigosas e a principal responsável pelos casos de morte. Ela ocorre quando há um déficit neurológico súbito, em decorrência de algum problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.
O acidente vascular cerebral isquêmico ocorre a partir da falta de circulação sanguínea no cérebro. O tipo hemorrágico se manifesta através de um sangramento no cérebro ocasionado pelo rompimento de um vaso sanguíneo ou uma artéria.
A prevenção ao problema passa pelo combate aos fatores de risco da doença. A melhor forma de prevenir um AVC é viver uma vida com hábitos saudáveis.
7- Morte súbita
A morte súbita é uma doença que pode ser precedida ou não por sintomas. Na maioria dos casos, os pacientes já possuem algum problema cardiovascular, mas desconhecem a sua presença.
O problema ocorre com uma parada cardiorrespiratória e o paciente sofre uma fibrilação ventricular, que, em resumo, ocorre quando o coração deixa de bombear o sangue para o corpo. Como resultado, em poucos segundos, a pessoa perde a consciência, deixa de respirar e perde a pulsação.
Então, você acabou de conhecer as doenças cardiovasculares mais comuns. Todas elas podem ser evitadas quando há o hábito da realização de check-ups cardíacos.
Quer saber mais? Clique no banner!